top of page
  • Foto do escritorJoão Curvo

Plantar Temperos Evita Destemperos

Temperos e temperamentos guardam estreita relação. Temperos ardidos dão movimento a vida. São indicados à quem sente “a vida parada” no sentido de que “nada acontece”. O sútil movimento energético dos alimentos picantes, mexe com o dinamismo do corpo e das emoções.

O ato de plantar facilita o contato com o silencio interior. Mexer com a terra apazigua a alma. Nos coloca em contato com o fenômeno ou milagre da multiplicação da vida. A semente brota e a muda vira touceira. Se espalha. A gente sabe disso, mas quando paramos mesmo a observar, podemos perceber de uma forma espantosa que a gente não compreende a vida. A gente simplesmente a percebe. Só não percebe estas sutilezas da criação da vida quem vive de forma automática, sempre no momento seguinte. Como por exemplo em pessoas que estão sempre pensando no que vão ou devem fazer após acabar o que estão fazendo sem notar.

Salsa, orégano e hortelã, por exemplo, são temperos digestivos. Dão movimento aos gases estagnados em estomago e intestinos. O uso regular de hortelã na forma de chás ou temperos, evita e trata giardíases e amebíases intestinais.

A hortelã tem uma natureza fria, nos refresca e é indicada para quando a “cabeça estiver quente”, cheia de preocupações estagnadas. Seu chá pode ser gelado. Combina bem com suas folhas batidas junto a água de coco, suco de abacaxi e de melancia.

O chá de salsa é diurético e reduz a pressão arterial. O chá de orégano é indicado após comidas com queijo a mais. Já a hortelã é refrescante e auxilia na digestão de refeições ricas em carne.

O manjericão e alecrim, na medicina oriental, são descritos como afrodisíacos, estimulantes do desejo sexual.

Cebolinha, coentro, ....

A cúrcuma ou açafrão da terra, são indicados no dia a dia, para prevenir câncer e tumorações.

As pimentas, o alho e a cebola, “afinam o sangue”, evitam a formação de trombos e consequente trombose e infarte. O alho reduz a pressão arterial.

A maioria dos temperos plantados em horta, possui efeito digestivo e diurético. Evita retenção de gases e de líquidos. Ervas aromáticas ajudam na redução do sal, sem que a comida fique insossa.

A vida tem que ser temperada.


773 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page