top of page
  • Foto do escritorJoão Curvo

Maçã: Juventude na Voz e Equilíbrio



“An apple a day keeps the doctor away” – é um provérbio inglês que sugere que uma maçã ao dia mantém o médico distante. Este ditado foi publicado pela primeira vez em 1886, mas na dietética chinesa, há milênios descrevem a maçã como fruta relacionada ao equilíbrio dos chakras, ou seja, dos nossos centros energéticos, especialmente o da garganta.

No dia Mundial da voz, aprendi com Denise Puppin, fonoaudióloga e professora de oratória, que a maçã por ser porosa, favorece a mastigação fazendo com que os músculos responsáveis por essa função, sejam ativados. Ao ser mastigada, a maçã libera o seu “caldinho” tornando a saliva menos espessa, favorecendo consequentemente a salivação e o ato de engolir. Entende-se que todo este mecanismo quando está em ação, pode ser compreendido como um aquecimento vocal por ser um exercício natural de soltura da musculatura interna da boca e musculatura externa da face. A mastigação da maçã favorece até a jovialidade livrando os músculos faciais de sobrecarga”. Não podemos esquecer que a voz emana a juventude.

As maçãs podem fazer parte da dieta para todos os tratamentos holísticos.

Suco de maçã com romã limpa o ponto energético da garganta.

A sua casca contém pectina, fibra indicada para reduzir a absorção de gorduras e contribuir para uma boa flora intestinal.

Suco de maçã vermelha descascada (neste caso sem a pectina da casca) e batida com água, age como um bom medicamento contra gastrite.

A maçã é uma fruta de baixo índice glicêmico e tem por volta de 75 calorias por unidade. Pode fazer parte de todas as dietas de emagrecimento.

É rica em quercetina, bioflavonóide que diminui os riscos de derrames cerebrais e infartos.

Combina muito bem com um suco verde.

Combina muito bem numa salada crua com folhas amargas (alface, chicória frisée, radiche...) temperada com limão e azeite.

Purê de maçã pode ser preparado harmonizando um prato com peito de frango ou pato assado.

Pode em poucos minutos virar um doce, quando cozida ou assada com canela ou baunilha. Industrializadas temos as secas ou as que parecem chips, que não são fritas, e sim liofilizadas e/ou assadas. Servem de tira-gosto prático.

Maçã crua ou seca é prática para levar na bolsa e comer em qualquer lugar.

Suco de maçã com hortelã e limão – é indicado para diminuir a ansiedade e o sentimento de raiva silenciosa, aquela que remói e intoxica o fígado, o sangue e os músculos. Raivas, principalmente as contidas, contraem os músculos e nos deixam mais vulneráveis às tendinites.

Para insônia e para melancolia é indicado o chá de maçã e raspas da casca da laranja.

Geralmente a maçã é a primeira fruta que comemos na vida, raspadinha, dada em colher de chá.

Nossos ancestrais de alguma forma relacionavam a maçã como uma fruta para o equilíbrio orgânico pois era comum visitar um doente levando a ele uma maçã, para sua convalescença.

A maçã simboliza o amor, a fecundidade, a juventude. Quando mordida significa a sedução, a liberdade, o doce “pecado” do desejo. Seu formato esférico simboliza o mundo e as suas sementes, a fertilidade e a espiritualidade.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page