top of page
  • Foto do escritorJoão Curvo

Copa do Mundo e Boca Nervosa


A boca pode acalmar o coração. Um momento de ansiedade pode passar com um doce. Mas, por um momento. Acompanhar a Copa do Mundo pela TV, em um sofá, principalmente no inverno, pode engordar. Taquicardias nervosas por torcer por um time, costumam ser acompanhadas com petiscos e bebidas a mais. Pela oralidade temos uma válvula de escape em nossas tensões. Bocas nervosas comedoras ou tabagistas, se acalmam com comida, bebida e/ou uns tragos mais. Bebidas alcoólicas relaxam tensões, nos deixam mais despidos das armaduras sociais e com menos censura. Açúcar, carboidratos, álcool e tabaco diminuem momentaneamente a ansiedade e a sensação de peso nos ombros. Parece que abrandam as emoções. Mas só parece. Esse efeito de alívio na ansiedade dura por alguns minutos. Depois a conta chega, à vista ou a prazo. À vista é quando um abuso acarreta em uma dor de barriga, dor de cabeça ou enjoo. A prazo é quando pelo excesso, aumenta o peso na balança e as medidas, principalmente na cintura e barriga.

A oralidade seda e recompensa, mas em excesso acaba com nossa energia e forma física. Isso tudo por causa da Dopamina e Serotonina, que fabricamos quando comemos carboidratos a mais ou tomamos uma dose de bebida alcoólica. Quando o corpo descobre que esta compensação oral traz súbita calma e faz disso uma válvula de escape, corre-se o risco da de entrar numa compulsão alimentar.

Uma forma de nos resguardar dos “beliscos” calóricos a mais é bebendo mais água e chás e escolhendo os petiscos menos doces e menos calóricos.

Sugestão de “tira gostos” para os dias em frente à TV:

Pipoca – pode ser feita sem gordura. Existem pipoqueiras especiais para isto.

Aipim (mandioca), batata doce – feitos em “fritadeiras” a ar, sem gordura no Airfryer.

Espetinhos – com queijo minas, tomate cereja, ovo de codorna e azeitonas

Filézinhos, camarão, Kani Kama, Sashimis, Ceviche

Caldo de Misso ou Missoshiro

Queijo de minas cortado em cubos temperado com azeite e orégano

Doces Sugestões: Frutas assadas no forno com canela, Iogurte, Iogurte batido com Gelatina, Frutas desidratadas.

“Nada Muito” é o título de meu último livro (Ed. Rocco) que sugere o equilíbrio, o caminho do meio, em que podemos de tudo um pouco. Podemos brindar e “beliscar” petiscos. Mas, nada muito.


51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page